25 de nov. de 2010

INFÂNCIA DE JESUS: 7 ANOS DE IDADE (PARTE 1)

Esse foi, sem dúvida, um ano movimentado na vida de Jesus. No início de janeiro, uma grande tempestade de neve aconteceu na Galiléia. A neve caiu até uns sessenta centímetros de altura; foi a neve mais pesada que Jesus viu durante a sua vida e uma das maiores de Nazaré em cem anos.
As distrações das crianças judias nos tempos de Jesus eram bastante limitadas; muito freqüentemente distraíam-se com as coisas mais sérias que observavam os mais velhos fazendo. Elas brincavam muito em casamentos e funerais, cerimônias que tanto presenciavam e que eram tão espetaculares. Elas dançavam e cantavam, mas havia poucos jogos organizados, do modo que as crianças atuais tanto gostam.

23 de nov. de 2010

INFÂNCIA DE JESUS: O SEXTO ANO

Com a ajuda da sua mãe, Jesus havia já dominado o dialeto da língua aramaica da Galiléia; e agora o seu pai começava a ensinar-lhe o grego. Maria falava mal o grego, mas José falava fluentemente tanto o aramaico quanto o grego. O manual para o estudo da língua grega era a cópia das escrituras dos Hebreus – uma versão completa da lei e dos profetas, incluindo os Salmos –, que tinha sido presenteada a eles ao deixarem o Egito. Havia apenas duas cópias completas das escrituras em grego em toda a Nazaré, e a família do carpinteiro possuir uma delas, fez da casa de José um local muito procurado e proporcionou a Jesus, à medida que crescia, conhecer uma procissão quase sem fim de estudantes e buscadores sinceros da verdade.

SEMPRE PRONTO PRA SERVIR

      Ananias era um judeu-cristão da cidade de Damasco. Varão piedoso, desfrutava de excelente reputação, tanto por parte dos judeus como de todos os que ali moravam (At 22:12). Ananias, sobretudo, era um profundo conhecedor das Sagradas Escrituras (At 22:14-16).
Seu nome significa “Jeová é clemente” ou “o Senhor é misericordioso”.
Ordenou-lhe o Senhor, em visão, que ele fosse à rua chamada Direita, em Damasco, onde Saulo, o fanático perseguidor dos cristãos, se encontrava orando, mas atingido por uma terrível cegueira. Hospedado na casa de um certo Judas, o futuro apóstolo dos gentios esperava pacientemente nas misericórdias do Senhor (At 9:10; 22:12).

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons