8 de set. de 2010

O ensino bíblico no século XXI, com o Dc. Wagner Silva



Obreiro faz um alerta sobre a importância da Escola Bíblica

O século XXI está sendo marcado por grandes avanços tecnológicos e uma enorme desvalorização dos padrões morais. As pessoas hoje estão vivendo basicamente para trabalhar e consumir, o que vem acarretando um enorme afastamento do Criador.
Esse afastamento tem produzido sérias conseqüências na formação e desenvolvimento da sociedade. A diminuição ou ausência do ensino da Palavra de Deus, bem como os padrões éticos e morais, tem mostrado nitidamente que o homem moderno perdeu a visão, o horizonte, a esperança e vive unicamente para gerar recursos para sua sobrevivência.
Vejamos que tal quadro quando comparado com a situação existente na cidade de Glouceste (sul da Inglaterra), marco inicial do surgimento da Escola Bíblica, não é muito diferente. A desvalorização da palavra de Deus pela sociedade, líderes políticos e também líderes eclesiásticos, o aumento de jovens na criminalidade, drogas e prostituição e etc.

No entanto o quadro apresentado na época do surgimento da Escola Bíblica levou Robert Raikes (seu fundador) a convidar vários delinqüentes para participar de reuniões onde o conteúdo era a palavra de Deus.
Tudo bem que naquela época não existia todo o aparato tecnológico que hoje existe e, no entanto, infelizmente existe um número muito grande de irmãos que não comparece à Escola Bíblica, desvalorizando assim a Palavra do Senhor.
Porém, olhando por outro ângulo, notamos que a quantidade de alunos que hoje se dirigem às Escolas bíblicas não assimila 30% do ensinado. Esse percentual poderia ser reduzido significativamente se a igreja fizesse mais investimentos na Escola bíblica.
A internet hoje vem ocupando um percentual do tempo de nossos adolescentes e jovens muito significativo. E infelizmente essa janela tem levado muitos a trocarem o momento de estar na aula da Escola Bíblica pelo orkut, bate-papo e etc.
Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) com 390 jovens com idade entre 15 e 19 anos, a resposta obtida a pergunta: O que você faz quando não está na escola? O resultado da pesquisa mostrou que o que eles mais fazem é usar o computador, são em média 4 horas e 36 minutos por dia dedicado à máquina. Pergunto então: O que podemos fazer para reconquistar nossos jovens?
Bom, que tal se começarmos dando inicialmente mais importância à Escola Bíblica e, em seguida, proporcionarmos meios para os professores tornarem as aulas mais atraentes. Sim, isso mesmo. Podemos fazer isso, providenciando, por exemplo, um data show, um retroprojetor ou um computador e, claro, uma impressora, etc.
Tais materiais ajudariam bastante aos professores na construção do conhecimento. É válido salientar que existe toda uma metodologia, dinâmica, organização espacial e etc. que não estão sendo levados em conta neste momento.
A igreja precisa em caráter de urgência agir mais rapidamente e eficazmente através do ensino da Palavra e usando os recursos tecnológicos disponíveis, combatendo com isso todos os ensinamentos errôneos e os desvios espirituais que estão se tornando cada vez mais freqüentes.
Deus quando criou o homem dotou de sentidos que devem e precisam ser mais explorados para que assim sua palavra seja mais bem assimilada. Os sentidos são muito importantes no desenvolver do ensino e precisamos tirar muito proveito desse fato nas igrejas. Por quê? Segundo Oliveira, todas as informações chegam à mente humana através dos sentidos.
Existem dois importantíssimos momentos de ensino da palavra de Deus nas igrejas. O primeiro é o culto de doutrina. Culto onde grande parte dos líderes solicita a presença de todos os obreiros e irmãos. O segundo e de igual importância é a Escola Bíblica, porém este precisa de maiores investimentos, dedicação e incentivo por partes dos líderes.
Assim sendo, deixo registrado o meu enorme desejo em ver o crescimento do ensino da Palavra de Deus, assim como melhorias no que diz respeito à qualidade do ensino, da estrutura física, do número de alunos e consequentemente do reino de Deus.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIMA, Cristiano. Jovens passam muito tempo na internet. Fonte: Sítio do Plenarinho - Câmara Federal.
OLIVEIRA, Odila Braga de. Um ensino relevante na escola bíblica dominical.
Dc. Wagner A. da Silva
Superintendente da Escola Bíblica na AD em Paripueira-AL
FONTE: PORTAL ADALAGOAS 
LINK: http://www.adalagoas.com.br/estudosBiblicos/?vCod=3089&idioma=pt 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons